• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 12/07/2012

  • 106 Visualizações

Revit 2012/2013 - Módulo Básico

Revit 2012 Aula 01: Introdução ao BIM (Módulo Básico em Português)

unspecified

 

downloadEstou diante de uma grande virada no meu cotidiano profissional: de um lado o AutoCAD, ferramenta que utilizo há quase 20 anos, que gosto demais e que (quase) domino, e do outro a tecnologia BIM, que pouco a pouco ganha espaço dentro dos escritórios brasileiros. Não posso mais fechar os olhos para a realidade: a forma de projetar está mudando… e para muito melhor! Chegou a hora de baixar a resistência e me render ao Revit, poderoso software da Autodesk que apresenta a tecnologia BIM. Se eu abandonarei o AutoCAD? De forma alguma… Acredito que o AutoCAD, daqui a alguns anos (ou década?), será usado de forma fundamental para dar acabamentos nas plantas, cortes e elevações gerados pelo Revit, mas não ocupará o lugar de destaque que tem hoje no mundo. A tendência é que o Revit ocupe o mercado brasileiro que hoje pertence ao AutoCAD.

O que me impediu até o momento de fazer este curso foi a elaboração do material teórico, que demandaria muito tempo de dedicação… e eu já estava ocupada com as videoaulas de AutoCAD 2013, DecorCAD, DicasCAD e DraftSight. E também, é claro, que a falta de vivência com o software foi um outro fator que dificultou o processo. Até que descobri um blog muito bom com apostilas do Revit Architecture 2011 e 2012 básicos (gratuitas) e uma Apostila do Revit Architecture 2012 intermediário (à venda por R$ 69,90). O responsável pelo blog Ambiente Thécnico e pelas apostilas é o Daniel Oliveira, de Londrina, que já me autorizou a utilizar as mesmas para elaboração das videoaulas.E por que o Revit Architecture 2012 e não o 2013? Porque ainda não existe a versão em português deste último… e eu acho fundamental que seja em nossa língua, uma vez que o programa gera automaticamente tabelas de quantitativos, por exemplo.

Então, bem-vindos à primeira videoaula do Módulo Básico! Podem ter certeza que eu também aprenderei e curtirei muito este curso! Afinal, fazer um modelo 3D e extrair automaticamente plantas, cortes, elevações, quantitativos e muito mais é simplesmente maravilhoso! Sem falar das perspectivas que fascinam os clientes e facilitam o entendimento do projeto…

E muito obrigada ao Daniel pela gentileza! Abraços a todos!

 Roberta Vendramini.

 

 

1.1 O que é o BIM?

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), que significa Modelagem de Informação da Construção, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício, desde o início do projeto até a demolição e permite organizar, em um mesmo arquivo eletrônico (modelo 3D), um banco de dados de toda a construção, acessível a todas as equipes de engenharia e arquitetura envolvidas no processo.

De acordo com Justi (2008), as principais vantagens competitivas que o BIM oferece em relação ao método tradicional de desenho (entenda-se AutoCAD) são:

  • maior velocidade na entrega (economia de tempo);
  • melhor coordenação (menos erros nos desenhos);
  • diminuição de custos (economia de dinheiro);
  • maior produtividade usando um único modelo digital;
  • trabalho com maior qualidade;
  • novas oportunidades de receita e negócios;
  • mais foco no design;
  • redução do retrabalho.

Segundo artigo da Revista Construção Mercado (2011) “para 80% dos usuários com grande experiência prática em BIM, a tecnologia reduz os erros e as omissões no acervo técnico (documentação) da construção; cerca de 71% também identificam redução de retrabalho e outros 71% afirmam que o modelo ajuda a reduzir o ciclo de fluxos específicos de certas atividades, especialmente as de desenho. Para 62% dos respondentes, o BIM ajuda a empresa a oferecer novos serviços para clientes e, de acordo com 51%, o conceito serve também como uma ferramenta de marketing para atração de novos clientes e aumento da competitividade da empresa. Por fim, 49% dos especialistas afirmaram que o BIM aumenta o lucro de seus negócios. Em suma, a maior vantagem do sistema relatada pelos usuários de BIM é a economia de tempo e a redução de custos.”

sk

 

1.2 O que é Revit Architecture?

 Por Daniel Oliveira (OLIVEIRA, 2012).

De acordo com o manual da Autodesk Revit Architecture:

 “A plataforma Revit para modelagem de informações de construção consiste em um sistema de desenho e documentação que suporta projetos, desenhos e tabelas necessários para a construção de um projeto. A modelagem de informações de construção (Building information modeling – BIM) oferece informações sobre projeto, o escopo, as quantidades e as fases do projeto quando forem necessárias. No modelo do Revit, todas as folhas de desenho, as vistas 2D e 3D e as tabelas consistem em apresentações de informação do mesmo conjunto de dados do modelo de construção abaixo. Enquanto você trabalha com vistas de tabela e desenho, o Revit Architecture coleta informações sobre o projeto de construção e coordena essas informações por todas as outras representações do projeto. O mecanismo de alteração paramétrica do Revit coordena automaticamente as alterações realizadas em qualquer parte — em vistas de modelo, folhas de desenho, tabelas, cortes e plantas.

O Revit é um excelente programa de arquitetura, sua plataforma BIM nos possibilita uma maximização nos projetos, facilitando assim a modelagem, criação de tabelas, vistas e perspectivas integradas ao projeto arquitetônico.A grande vantagem do Revit Architecture é que ele atualiza automaticamente o projeto como um todo, ao alterar a espessura de uma parede, o pé-direito de um ambiente ou uma família de portas, por exemplo, todos os parâmetros são automaticamente atualizados, como as tabelas e cotas, o que torna o processo de trabalho muito mais rápido.”

 

 1.3 O que significa paramétrico?

Tópico extraído do manual da Autodesk Revit Architecture (Autodesk apud OLIVEIRA, 2012)

“O termo paramétrico refere-se à relação que o Revit Architecture oferece entre todos os elementos do modelo que permite a coordenação e o gerenciamento de alterações. Estas relações são criadas tanto automaticamente pelo software quanto por você enquanto trabalha.Em CAD matemáticos e mecânicos, os números ou características que definem estes tipos de relações são denominados parâmetros. Portanto, a operação do software é paramétrica. Esta capacidade oferece a coordenação fundamental e os benefícios de produtividade do Revit Architecture: altere qualquer coisa a qualquer momento e em qualquer lugar no projeto, e o Revit Architecture coordena aquela alteração através de todo o projeto.

Os seguintes exemplos são demonstrações destas relações entre elementos:

  • O lado de fora do batente de uma porta tem uma cota fixa do lado da articulação a partir de uma divisória perpendicular. Se a divisória for movida, a porta conservará essa relação com a divisória.
  • A borda de um piso ou de um telhado está relacionada com a parede externa de tal maneira que quando a parede externa for movida, o piso ou telhado permanecerá unido a ela. Neste caso, o parâmetro é de associação ou conexão.
  • As janelas ou pilastras apresentam-se igualmente espaçadas em uma dada elevação. Se o comprimento da elevação for alterado, a relação de igualdade de espaçamento será mantida. Neste caso, o parâmetro não é um número, mas sim uma característica proporcional. (Autodesk Revit Architecture).”

 

Assista a nossa primeira videoaula!!

 

 

—————–
Referências

JUSTI, A.C. Implantação da plataforma Revit nos escritórios brasileiros: relato de uma experiência. Gestão & Tecnologia de Projetos, Vol. 3, nº 1,  Maio de 2008. Unibennet – Centro Universitário Metodista Bennet.

OLIVEIRA, D. Curso Revit Architecture 2012 – Módulo Básico. Disponível em: <http://ambientetechnico.blogspot.com.br/2011/10/download-curso-revit-2012-modulo-basico.html>. Acesso em: 16 maio 2012.

REVISTA CONSTRUÇÃO MERCADO, Ed. 115, jan. 2011.

 

premium

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: