• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 19/08/2012

  • 183 Visualizações

Revit 2012/2013 - Módulo Básico

Revit 2012 Aula 04: Interface do Usuário (Módulo Básico em Português)

unspecified

Esta aula foi baseada e adaptada do Guia do Usuário do Revit, disponível na ajuda on-line da Autodesk (2012). Foram pesquisados títulos de outros autores e incluídos trechos selecionados para complementar o conteúdo original.

A interface do Revit Archicteture 2012 é parecida com a do AutoCAD bem como com a de outros softwares como Word e Power Point, na qual um conjunto de barras de ferramentas são dispostas em guias que, por sua vez, são organizadas em uma faixa de opções e mudam conforme o comando com o qual você estiver trabalhando!

A Figura 4.1 representa a interface do usuário do Revit Architecture 2012 em português:

Figura 4.1: Interface do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012) (clique sobre a imagem para ampliar)

Devido à grande importância e uso recorrente durante a elaboração dos modelos 3D, a paleta propriedades e o navegador do projeto serão tratados em item separado, na aula 4.1.

Menu do aplicativo

O menu do aplicativo fornece acesso a ações comuns de arquivos, como Novo, Abrir e Salvar. Ele também permite gerenciar os seus arquivos utilizando ferramentas mais avançadas, como Exportar e Publicar.
Clique em para abrir o menu do aplicativo.
Figura 4.2: Menu de aplicativos do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012)

Figura 4.2: Menu de aplicativos do Revit Architecture 2012 em português
Fonte: Autodesk (2012)

Clicando em Opções, na parte inferior, é possível configurar vários itens do Revit como, por exemplo, o intervalo para salvamento de arquivos, conforme já estudamos na Aula 3.4.

Oliveira (2012) dá uma dica muito útil de configuração, caso seu computador não apresente uma placa de vídeo: clique na caixa Opções, selecione a aba Gráficos e desabilite a opção Utilizar a Aceleração por Hardware, pois assim irá evitar que o programa trave. Se você deixar esta opção ativada sem uma placa de vídeo, ao trabalhar com arquivos mais pesados, a tela começará a piscar, podendo ocorrer um travamento total da máquina.

Figura 4.3:  Desative a aceleração por hardware se aparecer o alerta de placa de vídeo desconhecida Fonte: Oliveira (2012)

Figura 4.3: Desative a aceleração por hardware se aparecer
o alerta de placa de vídeo desconhecida
Fonte: Oliveira (2012)

 

Barra de ferramentas de acesso rápido

A barra de ferramentas de acesso rápido contém um conjunto de ferramentas padrão. É possível personalizar esta barra de ferramentas para exibir as ferramentas que você usa com maior frequência.

Figura 4.4: Barra de ferramentas de acesso rápido do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012)

 

Para inserir uma ferramenta na barra de acesso rápido, basta clicar com o botão direito sobre uma ferramenta e clicar em Adicionar na barra de ferramentas de acesso rápido.

Figura 4.5: Adicionando o comando Copy na barra de ferramentas de acesso rápido Fonte: Oliveira (2012)

Figura 4.5: Adicionando o comando Copy na barra de ferramentas de acesso rápido
Fonte: Oliveira (2012)

Observação: Algumas ferramentas nas guias contextuais não podem ser adicionadas na barra de ferramentas de acesso rápido.

InfoCenter

É possível utilizar o InfoCenter para pesquisar por informações, exibir o painel Centro de Assinatura para os serviços de assinatura, exibir o painel Centro de comunicações para atualizações de produto, ou exibir o painel Favoritos para acessar tópicos salvos.

Figura 4.6: Detalhes do InfoCenter do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012)


Faixa de opções

A faixa de opções é exibida quando um arquivo é criado ou aberto e fornece todas as ferramentas necessárias para criar um projeto ou família.

Figura 4.7: Faixa de opções do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012)

 

Oliveira (2012) enfatiza que as faixas de opções serão as nossas melhores amigas, pois todos os comandos principais do Revit são executados através delas. Uma faixa de opção são as informações de ferramentas que aparecem quando clicamos numa guia. A faixa de opções abre todas as ferramentas disponíveis em determinada guia.Na Figura 4.6 temos as opções da guia Inserir. Uma faixa de opção pode conter um painel expansível, por exemplo, quando surgir um desenho de uma seta, significa que o painel é expansível:

 

Figura 4.8: Exemplo de painel expansível do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Oliveira (2012)

 

Barra de opções

A barra de opções está localizada abaixo da faixa de opções. Seu conteúdo muda dependendo da ferramenta atual ou do elemento selecionado. De acordo com o texto a seguir, adaptado de Read at al (2012),

sk

a barra de opções é uma área sensível ao contexto que dá um retorno de como você cria e modifica o conteúdo. Este é um recurso importante da interface do usuário para quando você está criando um modelo. Por exemplo, quando você usa o comando Parede, a barra de opções mostra definições para altura, linha de localização, deslocamento e opções de modelagem em cadeia, como mostrado na Figura 4.9. Mesmo quando você cria anotações, a barra de opções permite que você faça escolhas para os indicadores e outros conteúdos adicionais. (Grifo nosso).

 

Figura 4.9: Trecho da barra de opções do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Adaptado de Autodesk (2012)

 

Área de desenho
A área de desenho exibe vistas (folhas e tabelas) do projeto atual. Cada vez que se abre uma vista em um projeto, por padrão, a vista é exibida na área de desenho no topo de outras vistas abertas. As outras vistas ainda estão abertas, mas estão sob a vista atual. Utilize as ferramentas da guia Vista > painel Janelas, para organizar as vistas do projeto para se adequar ao seu estilo de trabalho.

 

A Figura 4.10 mostra a área de desenho do Revit Architecture 2012 com quatro janelas com diferentes vistas: planta, elevação, 3D e câmera.

Figura 4.10: Área de desenho do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Adaptado de Read at al (2012)

 

Barra de controle da vista

A barra de controle da vista está localizada na parte inferior da janela de visualização, acima da barra de status. Read at al (2012) enfatizam que, na realidade, ela está localizada na parte inferior de cada vista e terá ícones diferentes dependendo do tipo de vista na qual você está trabalhando. Veja que ela aparece abaixo de cada uma das quatro vistas da área de desenho da Figura 4.10.

Figura 4.11: Barra de controle de vista do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Adaptado de Autodesk (2012)

A barra de controle da vista fornece rápido acesso às funções que afetam a vista atual. Da esquerda para direita, temos: escala, nível de detalhamento, estilo visual, caminho do sol ativado/desativado, sombras ativadas/desativadas, caixa de diálogo exibir/ocultar renderização (somente disponível quando a área de desenho exibe uma vista 3D), vista de recorte, exibir/ocultar região de recorte, vista 3D desbloqueada/bloqueada, ocultar/isolar temporário e revelar elementos ocultos.Durante o curso, usaremos e exploraremos  as opções conforme necessidade do tema de cada videoaula.

Cubo de visualização

Como um dos vários auxílios à navegação do Revit, você encontrará o cubo de visualização nas vistas 3D. Você pode orbitar o seu modelo, clicando e arrastando em qualquer parte do mesmo. Também pode clicar em qualquer face, canto ou borda do cubo de visualização para orientar a sua vista. (READ at al, 2012).
Se você passar o cursor sobre o ícone, aparecerá a opção Vista 3D (uma pequena “casa” acima do cubo de visualização), que trará o desenho de volta à sua vista inicial. Clicando com o botão direito do mouse sobre o  cubo de visualização, será aberto um menu que permitirá definir, recuperar e orientar sua vista, como mostrado na Figura 4.12. (READ at al, 2012).
Figura 4.12: Opções do cubo de visualização do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Autodesk (2012)

Figura 4.12: Opções do cubo de visualização do Revit Architecture 2012 em português
Fonte: Autodesk (2012)


Barra de status
A barra de status está localizada na parte inferior da janela do Revit e fornece informações úteis sobre os comandos e elementos selecionados. Conforme citam Read at al (2012), ela também é útil para identificar quando você está prestes a selecionar uma série de elementos. Quando estiver utilizando uma ferramenta, o lado esquerdo da barra de status fornece dicas sobre o que fazer. Quando se realça um elemento ou componente, a barra de status exibe o nome da família e o tipo.

Figura 4.13: Trecho da barra de status do Revit Architecture 2012 em português Fonte: Adaptado de Autodesk (2012)


Videoaula 04

Se desejar ser avisado sobre as próximas videoaulas, clique aqui e se inscreva em meu canal no youtube.


Referências

AUTODESK. Guia do usuário do Revit. Disponível em: <http://wikihelp.autodesk.com/Revit/ptb/2012/Help/0000-Guia_do_01/0005-Introdu%C3%A75/0018-Interfac18>. Acesso em: 16 ago. 2012. 

OLIVEIRA, D. Curso Revit Architecture 2012 – Módulo Básico. Disponível em: <http://ambientetechnico.blogspot.com.br/2011/10/download-curso-revit-2012-modulo-basico.html>. Acesso em: 16 maio 2012.

READ, P. at al. Revit Architecture 2012 Essencial. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: