• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 28/09/2015

  • 91 Visualizações

Download e Instalação

ABNT divulga novo texto da norma de acessibilidade (NBR 9050:2015)

A adaptação do ambiente de modo a garantir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais é uma garantia que vem sendo cada vez mais cobrada não somente pelos interessados diretos, mas pela sociedade como um todo, com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O relevo das cidades deve estar preparado para isso, sendo necessárias modificações e adaptações nos espaços públicos, no transporte, nos sistemas de tecnologia que envolvem a comunicação e informação ao público, bem como nos serviços e instalações de uso e acesso coletivo.

Apesar da importância do tema, ele não é muito difundido na sociedade brasileira, ao contrário do que ocorre fora do país.

A recente revisão da norma de “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” (NBR 9050:2015), pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, foi publicada dia 11 de setembro e passará a valer a partir do dia 11 de outubro de 2015, para acesso gratuito pela Internet, por decisão da Secretaria dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, que resolveu tornar esta e todas as normas de acessibilidade gratuitas.

Essa é mais uma iniciativa positiva para que as normas sobre acessibilidade sejam definitivamente implementadas e possam contribuir para o desenvolvimento social inclusivo.

Para isso, porém, há que se ter conscientização populacional com vistas a mudanças de atitude e que, com o tempo, possam ser arraigadas à cultura brasileira.

A publicidade gratuita valoriza o desenvolvimento urbano e social do nosso país, impulsionando a forma de pensar, agir, construir, comunicar e se relacionar, garantindo, assim, a cidadania e inclusão social.

unspecified

Essa norma, mais do que programar medidas para assegurar o acesso por meio de identificação de barreiras físicas à acessibilidade, pela disseminação do conceito de desenho universalmente utilizado, vem possibilitar a vida independente  d pessoa com necessidades especiais, assegurando a elas o gozo pleno de todos os aspectos da vida em sociedade, seja urbana, seja rural, em condições de igualdade de oportunidades com todas as pessoas.

Acesse aqui as normas sobre acessibilidade e baixe a ABNT NBR 9050:2015 atualizadíssima.

 

Ajude a fazer este blog curtindo minha página no Facebook e divulgando entre seus amigos.

Dúvidas de AutoCAD, Revit ou outros softwares gráficos?? Participe de nosso grupo Cursos Construir no Facebook.

E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal no youtube.

Logo construir + ABED transparente

super

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: