• Por Rafael de Oliveira Bolonha

  • Compartilhe

  • 22/04/2014

  • 129 Visualizações

Download e Instalação

Instalação Inventor Professional 2014 Versão Estudantil

unspecified

A instalação de um software pesado e que precisa de várias permissões durante o processo pode ser facilmente frustrada por diversos problemas. Um dos motivos que pode fazer sua instalação ir por água abaixo é o seu antivírus. Sim, eles servem para proteger e devem estar sempre instalados, mas as vezes protegem até demais e onde não é necessário, como pode acontecer no AutoCAD, Revit, Inventor, etc. Antes de iniciar a o processo de instalação, é bom desativar o seu antivírus. Serão alguns minutos ou poucas horas, e não haverá problema, mas lembre-se de ativá-lo novamente quando terminar.

Outra dica que damos é para diminuir o tempo de instalação, aumentando a velocidade de sua internet. Quando usa-se um notebook, a conexão comumente feita é WiFi, o que pode reduzir em até 30% a sua capacidade de download. Então, como resolver isso? Utilize um cabo LAN e conecte diretamente na porta de rede do seu computador, melhorando o desempenho e fazendo todos os passos de instalação em menor tempo.

Outro curso oferecido pela Construir é o do software Inventor Professional. Assim como os outros programas desenvolvidos pela Autodesk, também este tem uma versão estudantil gratuita disponibilizada especificamente para estudantes, já que, para quem está apenas aprendendo não há a necessidade de comprar o pacote completo, que é caríssimo.

Ele permite que o usuário crie, modele e simule protótipos de um projeto mecânico em 3D. Sua utilização permite a visualização de erros antes de que seja produzido, mesmo que para testes, adiantando o período de desenvolvimento e reduzindo o seu custo.

O site da empresa contém sua versão em português, que é pode ser acessado clicando aqui, mas para fazer o download, apenas é possível no suporte em inglês.

PARA ACESSAR O SITE DE DOWNLOAD, CLIQUE AQUI!

Você será direcionado para a página que está logo abaixo:

Download-AutoCAD-01

 

Como pode ver, está em Inglês. Para quem usa o navegador Google Chrome, há a opção de tradução instantânea pelo Translate Google. Basta clicar com o botão direito do seu mouse e selecionar “Traduzir para o português”. Se optar pela tradução, verá uma tela semelhante a essa:

Download-AutoCAD-02

 

Ela não está 100% correta, é claro, mas ajuda bastante a encontrar as coisas. Na parte inferior da imagem, pode ver que está escrito “Obter uma licença de 36 meses * livre de produtos da Autodesk para os alunos:”, e é ali que redirecionará o aluno para o download, mas ANTES de escolher em qual nível de estudos (“Secundário” ou “Faculdades e Universidades”) está, você deverá se cadastrar no site.

Certo, você chegou até aqui e não foi nada trabalhoso, mas já pensou de depois de fazer tudo para instalar, descobrir que seu computador não é compatível com o programa? Tenso, não é? O que acontece é que esses programas de projetar e modelar do Autodesk (Revit, AutoCAD, 3DS Max) requerem algumas especificações, já que são pesados. Para saber o que é necessário que tenha para a instalação do Inventor, clique AQUI, e apenas depois continue os passos que descreveremos abaixo.

Viu? Seu computador é compatível, então agora deverá criar uma conta. Encontrará essa opção no pequeno quadro azul, destacado abaixo:

Download-AutoCAD-03

 

Clique em “Criar Conta”, e logo em seguida abrirá um pequeno quadro onde colocará seus dados pessoais:

Download-AutoCAD-04

 

Não se esqueça que essa tradução está sendo feita pelo Translate Google, o que não é totalmente correto. Após ter criado a conta e estar logado nela, seleciona a opção condizente com o seu nível de estudo atual. Em inglês,  “Secondary” e “College & University”, e em português quase literal,  “Secundário” ou “Faculdades e Universidades”.  Selecione a qual grupo você pertence. Caso tenha selecionado a segunda opção, depois de logado, em português, aparecerá uma tela como essa.

Obs.: No lugar da faixa preta na caixa azul circulada no canto superior direito estará o seu nome.

Download-AutoCAD-05

 

Se você está em nível “Secundário”, não há problema. Ao clicar, aparecerá uma tela muito semelhante, essa que também tem a opção do Inventor Professional, ou seja, não faz diferença.

Download-AutoCAD-05B

 

 

E então, o próximo passo é selecionar a opção que quer fazer download, no caso, o Inventor:

premium

Download-Inventor-06

 

Depois de selecionar, abrirá uma tela como a abaixo:

Download-Inventor-07

 

É interessante lembrar que para preencher as informações necessárias antes de iniciar o download é necessário logar, como pode ver que está no box em cor vermelha. Depois de logar, deve escolher sua versão de download, idioma e selecionar o sistema operacional. A versão que queremos é Inventor Professional 2014, a língua está à seu critério, mas o que eu escolhi foi em português. Depois você deve saber qual é a sua versão do windows (32 ou 64 bits). Se você não sabe, encontrará clicando com o botão direito do seu mouse na pasta “Meu Computador” de seu micro e selecionando “Propriedades”. Uma tela como essa será aberta:

Download-AutoCAD-08

Como pode ver, o meu é de 64, mas isso depende e varia de uma máquina para a outra. Depois de saber e selecionar tudo que for necessário, basta clicar, como na imagem abaixo, em fazer download.

Um email será enviado com seus dados para que possa ativar o programa:

Download-Inventor-08

 

O próximo passo é clicar em “Instalar Agora” (Install Now). Depois que tiver feito, abrirá uma janela como a que será postada abaixo e deverá selecionar a opção “Aceito” e logo em seguida em “Instalar”.

Download-Inventor-10

 

Depois disso o download do aplicativo para ser executado acontecerá. Quando pronto, basta abrir. Ele pedirá permissão para fazer uma modificação no sistema, e você deverá aceitar. Isso abrirá uma janela que descarregará, em alguns minutos, os dados:

Download-Inventor-11

Depois de descarregar os dados específicos para que o download esteja feito, clique em “Instalar”:

Download-Inventor-12

 

Depois de clicar, aparecerá uma tela como a disponível abaixo. Ela contém novamente um contrato a ser aceito e você deve escolher o seu lugar de origem. Clique novamente em “Avançar”:

Download-Inventor-13

 

Depois de avançar, chegará em mais uma tela, onde poderá selecionará o produto a ser instalado. Como a versão é estudantil só pode escolher a versão “Professional” e clicar novamente em “Avançar”:

Download-Inventor-14

 

Quando for adiante, abrirá uma tela com as opções do que você irá selecionar, como a que será adicionada abaixo.

“E eu preciso instalar todos?”. O primeiro é o programa em si, e deve, é claro, continuar selecionado. O segundo não interessa para nós, e pode ser desmarcado. O terceiro contém as famílias, que serão utilizadas por você durante todo o desenvolvimento de seu projeto. Como pode ver na imagem, há um ícone de exclamação no quarto item durante a minha instalação. Quando passa o cursor sobre ele, aparece um aviso de que eu já tenho, então provavelmente ele já foi instalado com outro dos programas que possui em seu micro. Trata-se do ReCAP, “uma família de software poderoso e fácil de usar e de serviços na área de trabalho e na nuvem para criar inteligentes dados 3D a partir de fotos capturadas e varreduras a laser em um fluxo de trabalho simplificado”. Esse trecho foi retirado do blog Plataforma BIM, e pode ser acessado diretamente clicando aqui, decidindo então, se irá ou não instalado, mas é algo que recomendamos, embora não seja necessário. Depois disso, clique em “Instalar”, e então será feito todo o descarregamento de dados.

Download-Inventor-15

 

Uma tela como essa aparecerá, e de pouco em pouco as coisas serão baixadas. É bom que você acompanhe o andamento do download, evitando alguns problemas.

Download-Inventor-16

 

Quando acabar esse processo, aparecerá uma tela que indicará se houveram ou não problemas na instalação. E então, é só clicar em “concluir”.

Download-Inventor-17

 

Verifique cada um dos item para ter certeza de que não há erros. Se tudo tiver certo, clique em “Concluir” e faça bom proveito! Lembre-se, depois disso, de reativar o seu antivírus.

sk

Sobre o Autor

  • Rafael de Oliveira Bolonha

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: