• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 05/11/2012

  • 174 Visualizações

DraftSight - Módulo Básico - Plantas

DraftSight Aula 21: Cotando a planta do pavimento térreo

unspecified

 

Para cotar um desenho, convém deixar visível a barra de ferramentas Cotas. Para isto, posicione o cursor do mouse sobre qualquer barra de ferramentas superior e clique com o botão direito. No menu suspenso que se abrir, clique em Barra de ferramentas e, em seguida, selecione Cota e clique em OK conforme Figura 21.1:

Figura 21.1 Ativando a barra de ferramentas Cotas

Figura 21.1: Ativando a barra de ferramentas Cotas

 

Aparecerá a barra de ferramentas Cotas representada na Figura 21.2. Com o botão esquerdo do mouse, clique na lateral esquerda, segure e arraste para o local que desejar. Os recursos mais usuais são Linear (cotas ortogonais, ou seja, horizontais e verticais) e Continuar (permite cotar sequencialmente a partir da última cota aplicada).

Figura 21.2 Barra de ferramentas Cotas

Figura 21.2: Barra de ferramentas Cotas

 

A seguir, é importante definirmos o estilo de cota a ser utilizado na planta baixa do pavimento térreo. Observe que o modelo em PDF está na escala 1:50, então será esta a escala de nosso desenho. A escala refere-se à proporção entre a construção real e o desenho no papel. Por exemplo, uma planta na escala 1:100 indica que a construção real foi representada 100 vezes menor no desenho. Assim, a escala 1:50 indica que diminuiremos 50 vezes o projeto da residência assobradada em estudo.

Para definir o tipo de cota,  digite EstiloCota + Enter ou clique no ícone da barra de ferramentas Cotas (Figura 21.2). Na janela Opções – Estilo de Esboço, clique em Esboço e escolha 1-50 e, em seguida, em Ativar. Finalize clicando em Aplicar e OK no rodapé da caixa de diálogos.

Figura 21.3 Ativando a barra de ferramentas Cotas

Figura 21.3: Ativando a barra de ferramentas Cotas
(clique sobre a imagem para ampliar)

 

Atenção: os estilos de cotas da Figura 21.3 somente aparecerão se você estiver usando o arquivo padrão indicado na Aula 05.

Também é muito importante ter em mente que, assim como as linhas apresentam diferentes espessuras, também as cotas devem ser organizadas de forma hierárquica no desenho arquitetônico como indicado na Figura 21.4.

Figura 21.4 Organização e hierarquia das linhas

Figura 21.4: Organização e hierarquia das linhas de cotas no desenho arquitetônico

sk

Finalmente, ative o layer ARQ-CURVAS-NÍVEL e desligue os layers ARQ-MÓVEIS, ARQ-VEÍCULOS e ARQ-PESSOAS. Em seguida, faça uma cópia da planta baixa com layout e siga os passos abaixo para cotá-la da mesma forma como representado na planta da Figura 21.5:

Figura 21.5 Plantas do pavimento térreo da residência assobradada

Figura 21.5: Plantas do pavimento térreo da residência assobradada
(clique sobre a imagem para ampliar)

 

 1. Certifique-se que a função F3 esteja ligada (Ponto final e Interseção), que o layer corrente seja ARQ-COTAS e que a cota corrente seja 1:50.

2. Para iniciar a primeira linha de cotas, clique no ícone Linear da barra de ferramentas Cotas. Ver Figura 21.2.

3. Clique no primeiro ponto da cota, em seguida no segundo ponto, arraste o mouse e clique no local onde deseja locar a mesma conforme exemplo da Figura 21.6.

Figura 21.6 Exemplo dos pontos iniciais de uma linha de cota

Figura 21.6: Exemplo dos pontos iniciais de uma linha de cota
(clique sobre a imagem para ampliar)

 

4. Para fazer a segunda cota, clique no ícone Continuar da barra de ferramentas Cotas. Ver Figura 21.2.

5. Clique no ponto referência da segunda cota. A mesma aparecerá no alinhamento da primeira cota.

igura 21.7 Exemplo dos pontos de referência da segunda e da terceira cota

Figura 21.7: Exemplo dos pontos de referência da segunda e da terceira cota
(clique sobre a imagem para ampliar)

 

6. Para fazer da terceira cota em diante, basta clicar no ponto correspondente para que a mesma apareça alinhada com a primeira e segunda cotas.

7. Para fazer uma nova linha de cotas, volte ao passo 1.

 

Videoaula

Acompanhe na videoaula 21 o passo a passo para definir e cotar a planta baixa do pavimento térreo da residência assobradada:

 

 

 Ajude a fazer este blog tornando-se um seguidor na aba lateral direita, curtindo nossa nossa página no Facebook e divulgando entre seus amigos! E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal do youtube.



Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: