• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 06/09/2012

  • 327 Visualizações

DraftSight - Módulo Básico - Plantas

DraftSight Aula 18: Planta baixa – noções de layout e inserção de mobiliário

Na aula anterior, inserimos as peças sanitárias do pavimento térreo da residência em estudo. Nesta aula, veremos alguns conceitos básicos de layout antes de inserirmos os móveis das salas, cozinha e dormitórios.

A arquiteta Drica Castanho, salienta que “muitos arquitetos e clientes não dão a devida importância para as plantas com layout do mobiliário. Elas são de extrema importância durante a elaboração de um projeto, pois auxiliam a definir as áreas de circulação, sua utilização e a posição de vários móveis e equipamentos que o cliente, porventura já possua, e não quer se desfazer na nova casa ou apartamento”.  (CASTANHO, 2010)

Porém, para se distribuir os móveis em uma planta de layout, é necessário ter também noções de ergonomia, ou seja, o estudo das habilidades e características humanas que afetam o design de equipamentos, sistemas e trabalhos. Observe, por exemplo, a planta e a vista de uma mesa de jantar quadrada com oito lugares nas Figuras 18.1 e 18.2. Estão indicadas as dimensões mínimas para conforto e circulação dos usuários de um espaço residencial.

Figura 18.1: Planta – dimensões mínimas de conforto para uma mesa quadrada de oito lugares Fonte: Boueri Filho (2008)

 

Figura 18.2: Vista – dimensões mínimas de conforto para uma mesa quadrada de oito lugares Fonte: Boueri Filho (2008)

 

A fim de ter outras referências de dimensionamento, ergonomia, circulação e mobiliário para edificações residencias, sugiro que baixe o e-book Espaco de atividades de Bouri Filho (2008). Estude todas as dicas do material e use as informações para melhor acompanhamento da videoaula 18:

 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

 

———————

REFERÊNCIAS

BOUERI FILHO, J.J. Projeto e dimensionamento dos espaços da habitação: Espaço de atividades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. Disponível em: <http://www.estacaoletras.com.br/pdfs/ebook_espaco_atividades.pdf>. Acesso em: 06 set. 2012.

unspecified

CASTANHO, A. A importância de uma planta de layout. Campinas, 2010. Disponível em: <http://arquitetadricastanho.blogspot.com.br/2010/05/importancia-de-uma-planta-de-layout.html >. Acesso em: 06 set. 2012.

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: