• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 20/09/2012

  • 196 Visualizações

DecorCAD - Projeto Executivo de Interiores

DecorCAD A6: Customizando paletas de ferramentas no AutoCAD 2013 (comando TOOL PALETTES)

unspecified

 

As paletas de ferramentas foram integradas ao AutoCAD desde a versão 2004 com o objetivo de fornecer uma maneira fácil de criar, acessar e inserir comandos, blocos e padrões de hachuras.

As paletas fornecem o caminho mais curto e mais eficiente para aumentar a sua produtividade no AutoCAD sem que você precise conhecer programação. Elas contribuem para acelerar seus projetos de interiores, devido à diversidade de blocos e hachuras que usamos neste tipo de desenho. 

Paleta de ferramentas do AutoCAD 2013

Figura 6.1: Paleta de ferramentas do AutoCAD 2013

 

De acordo com Murphy (2009), a maioria dos usuários não tem tempo para estudar e entender o poder e benefícios das paletas de ferramentas:

  • fácil personalização sem programação;
  • as paletas também são uma ótima maneira de recuperar um pouco o espaço na tela. Ao contrário das barras de ferramentas, podem ser encaixadas, flutuar, ocultar automaticamente e até mesmo se tornar transparentes;
  • as paletas podem ser organizadas ou agrupadas em abas, evitando várias barras de ferramentas na área de trabalho;
  • com as paletas de ferramentas é mais fácil manter os padrões da empresa, garantindo a precisão e reduzindo o retrabalho devido a itens que estão sendo desenhado com a cor errada, layer, tipo de linha, escala ou estilo;
  • finalmente, as paletas o tornarão mais produtivo porque agora você dará menos cliques com o mouse. A redução de etapas repetitivas e cliques é que contribuirá para que você seja mais produtivo trabalhando com o AutoCAD.

Nesta aula, aprenderemos a criar paletas de ferramentas com comandos, blocos e padrões de hachura. No final, veremos como criar grupos de paletas organizados por tema, renomear e apagar paletas existentes.


6.1 DesignCenter

O DesignCenter pesquisa, localiza, visualiza e insere o conteúdo, o qual inclui blocos, hachura e referências externas (xref) nas paletas de ferramentas, por exemplo.

De acordo com a Autodesk (2012), com o DesignCenter, é possível:

  • procurar o conteúdo de desenho, tais como bibliotecas de desenhos ou símbolos em seu computador, em uma unidade da rede ou em uma página da Web;
  • visualizar tabelas de definição para blocos e camadas, em qualquer arquivo de desenho e, em seguida, inserir, anexar ou copiar e colar as definições no desenho atual;
  • atualizar (redefinir) uma definição de bloco;
  • criar atalhos para desenhos, pastas e localizações da Internet que você acessa frequentemente;
  • adicionar conteúdo (como refexs, blocos e hachuras) a um desenho;
  • abrir arquivos de desenho em uma nova janela;
  • arrastar desenhos, blocos e hachuras para uma paleta de ferramentas, para um acesso prático;
  • copiar e colar conteúdos, tais como definições de camada, layouts e estilos de texto, entre desenhos abertos.
Janela de diálogo DesignCenter

Figura 6.2: Janela de diálogo DesignCenter

 

6.2 Criando uma nova paleta de ferramentas

Para criar uma nova paleta de ferramentas, siga os passos:1. Clique na aba View.2. Selecione o painel Palettes e, em seguida, Tool Palettes.

3. Clique com o botão direito na Tool Palettes (caixa suspensa) que se abriu e selecione a opção New Palette conforme Figura 6.3.

4. Digite um nome para a nova paleta e confirme com o botão direito do mouse clicando em um ponto aleatório.

Criando uma nova paleta de ferramentas

Figura 6.3: Criando uma nova paleta de ferramentas

 

6.3 Criando uma paleta de blocos a partir da área de trabalho 

A vantagem de se personalizar uma paleta com os blocos que você mais utiliza em seus projetos é o ganho de produtividade por não precisar usar mais o comando InsertBlock. Depois da paleta pronta, bastará clicar sobre o bloco com o botão esquerdo do mouse, arrastar e soltar no local desejado.

1. Crie uma nova paleta conforme o item 6.2.

sk

2. Insira alguns blocos na área de trabalho ou abra algum arquivo com layout. Se não souber inserir blocos, assista à Aula 7 do Módulo Básico e Intermediário.

3. Selecione e arraste o bloco com o botão esquerdo do mouse até a paleta criada.

4. Repita o processo com todos os blocos que mais utiliza em seus projetos ou organize os mesmos em uma única pasta e siga os passos do item 6.4.

 

6.4 Criando uma paleta de blocos a partir do DesignCenter 

É importante que todos os blocos que você deseja colocar na paleta estejam em uma mesma pasta.

1. Baixe o arquivo compactado Blocos_DecorCAD no site www.construir.arq.br clicando aqui. Descompacte o arquivo em seu computador.

2. Abra o  DesignCenter (Ctrl+2) ou clique sobre o ícone correspondente do painel Palette para localizar a pasta Blocos_DecorCAD

3. Com o cursor sobre a pasta, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Create Tool Palette of Blocks.

4. Pronto, foi criada uma paleta de blocos com o mesmo nome da pasta Blocos_DecorCAD.

Criando uma paleta de blocos

Figura 6.4: Criando uma paleta de blocos

 

6.5 Criando uma paleta de hachuras 

1. Insira uma hachura no desenho atual com o comando Hatch ou abra um arquivo que já contenha hachuras criadas anteriormente.

2. Crie uma nova paleta conforme o item 6.2.

3. Clique sobre a hachura com o botão esquerdo do mouse, arraste e solte na paleta desejada. 

Obs.: ao inserir uma nova hachura em seu desenho usando a  paleta, a mesma ficará automaticamente com o mesmo padrão da hachura de origem. 

Criando uma paleta de hachura

Figura 6.5: Criando uma paleta de hachura

 

Criando uma paleta de comandos

Figura 6.6: Criando uma paleta de comandos

 

6.6 Criando uma paleta de comandos

A paleta de comandos pode ser criada a partir de objetos existentes no desenho atual. Ao contrário do uso de um comando da barra de ferramentas tradicional, quando você cria uma paleta de comandos a partir de um objeto existente, você mantém todas as propriedades físicas desse objeto.

1. Crie uma nova paleta conforme o item 6.2.

2. Desenhe com um objeto qualquer (linha, polilinha, circle, etc) na sua área de trabalho ou abra um arquivo que já contenha um desenho. 

3. Selecione o objeto que acabou de desenhar com o botão esquerdo do mouse e arraste-o até a nova paleta.

Observações: com o conjunto de opções do Customize você pode até mesmo arrastar e soltar comandos a partir do comando CUI (ver Aula A5). Neste caso, o comando Line, por exemplo, funcionará do modo tradicional em função do layer corrente.


6.7 Criando grupos 

Suponha que você crie várias paletas de blocos separados por ambiente para cada tipo de mesa: Bar, Canto, Centro, Cozinha/Jantar e Reuniões. Para organizar estas paletas e facilitar a localização de cada uma mais rapidamente, o AutoCAD permite a criação de grupos, otimizando muito o trabalho do desenhista. Criaremos, então, um grupo de nome MESAS como exemplo. Se quiser baixar os blocos das mesas para melhor acompanhamento deste item, clique aqui e faça o download no site www.construir.arq.br.

1. Clique com o botão direito do mouse na caixa suspensa da Tool Palettes e selecione Customize Palettes conforme figura 6.7:

Criando grupos na Tool Palletes

Figura 6.7: Criando grupos na Tool Palletes

 

2. Na caixa de diálogo Customize, clique com o botão direito do mouse e selecione New Group conforme figura 6.8:

Criando um novo grupo na janela Customize

Figura 6.8: Criando um novo grupo na janela Customize

 

3. Nomeie o grupo como MESAS conforme figura 6.9:

Criando o grupo MESA

Figura 6.9: Criando o grupo MESA

 

4. Usando o botão esquerdo do mouse, clique e arraste as paletas Bar, Canto, Centro, Cozinha/Jantar e Reuniões (uma de cada vez), soltando sobre o grupo MESAS conforme figura 6.10:

Inserindo as paletas com os blocos no grupo MESAS

Figura 6.10: Inserindo as paletas com os blocos no grupo MESAS

 

5. Assim que finalizar, clique em Close.Agora, confira se está funcionando: clique com o botão direito do mouse na lateral esquerda da caixa suspensa da Tool Palettes e selecione o grupo MESAS. O resultado deverá ser o representado na figura 6.11, ou seja, somente as paletas deste grupo serão visualizadas:

Visualização das paletas do grupo MESAS

Figura 6.11: Visualização das paletas do grupo MESAS

 

Acompanhe a videoaula DecorCAD A6 para entender melhor todo o processo!

 

Se desejar ser avisado sobre as próximas videoaulas, clique aqui e se inscreva em meu canal no youtube.

———————

REFERÊNCIAS

AUTODESK. Ajuda do AutoCAD 2013 em português (versão Educacional). Autodesk, 2012. Disponível em: <http://students.autodesk.com/?nd=register>. Acesso em: 9 abr. 2012.

MURPHY, M.  The Productivity Power of AutoCAD Tool Palettes Revealed! Autodesk University, 2009. Disponível em: <http://aucache.autodesk.com/au2009/sessions/5249/AU122-1_Productivity_Power_of_AutoCAD_Tool_Palettes.pdf>. Acesso em: 10 set. 2012.

 

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: