• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 14/07/2012

  • 140 Visualizações

DecorCAD - Projeto Executivo de Interiores

DecorCAD A4: Apresentação do AutoCAD 2013 como ferramenta para projetos de interiores

Muitas pessoas “torcem o nariz” quando falamos em fazer Projeto de Interiores no AutoCAD e citam o Vectorworks, o Sketchup ou até mesmo o Revit! Não vou entrar na discussão de qual é o melhor programa ou não para interiores!

Porém, vamos à realidade: NENHUM programa, por melhor ou mais fantástico que seja, conseguiu a mesma penetração do AutoCAD Clássico nos escritórios de arquitetura ou engenharia aqui no Brasil. A precisão das informações e cotas, se você desenha corretamente, é inegável!

Alguém pode estar se perguntando: “Mas, Roberta, você não está se contradizendo, pois postou um vídeo nesta semana exaltando o Revit?”… Não, não estou me contradizendo de forma alguma… Acho realmente o Revit muito melhor que o AutoCAD para projetos de arquitetura… Afinal, o Revit foi desenvolvido especialmente para a construção civil, enquanto que o AutoCAD Clássico, que usamos nas videoaulas deste blog, foi criado para atender à indústria mecânica. 

Porém, enquanto o Revit não conquistar o mercado brasileiro, como inevitavelmente acontecerá no futuro, o AutoCAD continuará reinando entre arquitetos e engenheiros, pois já faz parte de nossa “cultura arquitetônica”. O AutoCAD Clássico foi e é tão usado para o desenho arquitetônico que nem mesmo sua versão específica para arquitetura (AutoCAD Architecture) “pegou” entre estudantes ou profissionais! 

Por isso, acompanhe sim o novo curso de Revit para se atualizar e aprender uma nova e maravilhosa ferramenta, mas não se esqueça que a maioria dos escritórios exige (e ainda exigirá nos próximos anos) domínio em AutoCAD!

Bem, voltando ao curso DecorCAD, pesquisei na Internet e encontrei um projeto de restaurante que usarei  como exemplo nesta aula para demonstrar como o AutoCAD pode sim ser usado com qualidade gráfica para desenvolvimento de projetos de interiores. Eu tenho alguns projetos particulares e também outros dos escritórios por onde passei, mas preferi usar especialmente este da Tatiane Freitas, uma estudante de Design de Interiores de Manaus, para mostrar como o AutoCAD é também aplicado fora da região Sudeste. 

Clique aqui para entrar no site www.construir.arq.br e baixar o arquivo DWG e também a versão em PDF do restaurante. A única ressalva que faço é quanto à escala… Nunca vi um escalímetro com a escala 1:120 como a Tatiane usou, por isso, recomendo evitar escalas “desconhecidas”… O mais adequado seria 1:125 ou 1:100.

sk

 Folha 1 - Restaurante - Projeto de Interiores

 

Folha 2 - Restaurante - Projeto de Interiores

 

Folha 3 - Restaurante - Projeto de Interiores

 

Folha 4 - Restaurante - Projeto de Interiores

 

Acompanhe na videoaula DecorCAD A4 algumas observações sobre o projeto do restaurante!

 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

 

unspecified

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: