• Por Rafael de Oliveira Bolonha

  • Compartilhe

  • 09/05/2014

  • 129 Visualizações

Revit

Cursos de engenharia civil e ambiental da USP terão o BIM como disciplina!

sk

“A tecnologia BIM (Building Information Modeling), que significa Modelagem de Informação da Construção, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício, desde o início do projeto até a demolição e permite organizar, em um mesmo arquivo eletrônico (modelo 3D), um banco de dados de toda a construção, acessível a todas as equipes de engenharia e arquitetura envolvidas no processo.” 

Este trecho já deixa bem claro o que é o BIM, e o artigo completo pode ser lido clicando aqui.

Francis-Crick-BIM-SHOW-Live

O blog já vem há tempo trazendo informações e disseminando a tecnologia BIM pelo Brasil e pelo mundo. Cheia de possibilidades, agora ela vem também ser inserida dentro das universidades, tendo em vista todas as comodidades que trás para engenheiros, arquitetos e projetistas em geral.

unspecified

Os últimos cursos a adotarem esse conceito como uma disciplina foram os de Engenharia Civil e Ambiental, ambos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A matéria será estudada a partir do próximo semestre, e ajudará a levar para mais pessoas essa ideia tão nova e desconhecida no Brasil, mas tão eficiente.

Não só a introdução da disciplina “Introdução ao Projeto na Engenharia” na grade é o que a faculdade vem fazendo para ajudar na disseminação do BIM por aqui. Os alunos estão sendo instruídos a utilizá-lo como projeto de pesquisa para tese de mestrado e doutorado, como fez a Professora Roberta Vendramini, que vende seus cursos de Revit. Além disso também há uma equipe que trabalha na tradução do BIM Handbook – Manual de BIM, o principal da área, e uma que está na comissão  da ABNT responsável por criar normais técnicas para o estilo no Brasil.

bim-evolucao-cad-02

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da universidade, Eduardo Toledo dos Santos, o BIM é muito mais do que uma ferramenta de projetar paredes, escadas, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas e tudo mais de um projeto comum. Ele tem funções incríveis, como a de descobrir problemas de projeto antes mesmo de iniciar a construção do empreendimento. É uma réplica quase perfeita da futura construção em 3D.

Sobre o Autor

  • Rafael de Oliveira Bolonha

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: