• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 01/04/2012

  • 438 Visualizações

AutoCAD

AutoCAD Aula 25: Como ajustar a escala e a unidade de um bloco (SCALE)

Blocos são desenhos prontos que inserimos em um projeto: camas, sofás, peças sanitárias, veículos, pessoas, etc. Se você ainda não sabe como inserir um bloco em seu desenho, sugiro que veja a Aula 07 antes de prosseguir com a leitura deste post.

Muitas vezes, quando baixamos blocos da internet, deparamo-nos com desenhos em escalas e unidades diferentes daquelas com as quais estamos acostumados a trabalhar. A maioria dos arquitetos, por exemplo, trabalha em metro, ou seja, uma unidade do desenho em AutoCAD corresponde a um metro. Porem, algumas pessoas  fazem o desenho de um bloco em centímetros (uma unidade do AutoCAD equivale a um centímetro) ou em milímetro (uma unidade do AutoCAD corresponde a um milímetro).

A partir do comando SCALE, é possível mudar a escala de um desenho e também a unidade de referência em que o mesmo foi desenhado. Entenda, porem, que não existe um comando no AutoCAD que configure automaticamente a escala ou unidade de um desenho. É você quem define como trabalhar, associando uma unidade do AutoCAD a uma unidade de medida real (metro, centímetro, milímetro, etc)!

Para aplicar o comando SCALE, proceda da seguinte forma:

1. Digite SC + Enter.

2. Selecione o objeto a ser escalonado + Enter.

3. Clique no ponto de referência a partir do qual o objeto será escalonado.

4. Digite o fator de escala conforme Tabela 25.1 e, em seguida, a tecla Enter para finalizar o comando.

Tabela 25.1: Definição do fator de escala de um desenho em AutoCAD

UNIDADE DO
DESENHO ORIGINAL
UNIDADE DO DESENHO FINAL
FATOR DE ESCALA
milímetro
centímetro
0.1
metro
0.001
centímetro
milímetro
10
metro
0.01
metro
milímetro
1000
centímetro
100

 

Atenção:

a) Fator de escala > 1 – o desenho aumenta.

b) Fator de escala < 1 – o desenho diminui.

c) Se você não souber a unidade de desenho, aperte Ctrl + 8 e aparecerá uma calculadora. Divida uma dimensão conhecida do desenho final (desejado) pela dimensão correspondente do desenho original (clique sobre o ícone de régua para medir o desenho original). Use “/” (barra) entre as duas dimensões para expressar a operação de divisão (exemplo 20/30). O resultado será o fator de escala. Clique em Apply e Enter.

Deixe abaixo seu comentário com dúvidas e/ou sugestões para aulas futuras e, se desejar ser avisado sobre as próximas videoaulas,  clique aqui e se inscreva em meu canal no youtube.

Veja o passo a passo desta aula no Vídeo 25:

premium

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: