• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 09/03/2012

  • 419 Visualizações

AutoCAD

AutoCAD Aula 20: Como instalar novas hachuras no AutoCAD

unspecified
Na semana passada instalei o AutoCAD 2010 em meu computador e descobri que o mesmo não apresentava as hachuras personalizadas para desenho arquitetônico como aquelas que instalei há alguns anos no AutoCAD 2007. Assim, resolvi elaborar esta aula, a fim de ajudar aqueles que estão “enjoados” das hachuras básicas e querem adicionar hachuras de telhas, madeiras, pedras e outras para enriquecer seus projetos de arquitetura.
20.1 BAIXANDO NOVOS TIPOS DE HACHURA
Inicialmente, você precisa baixar as novas hachuras em seu computador. Para isto, proceda da seguinte forma:
1. Crie uma pasta e nomeie como BIBLIOTECA DE HACHURAS CAD ou outro nome que desejar.
2. Salve nesta pasta os arquivos das hachuras que quer instalar. Caso não possua nenhum arquivo específico, sugiro que entre no site http://www.cadblocos.arq.br/ e clique sobre Hachuras: codificações de padrões de hachuras para o AutoCAD conforme indicado na Figura 20.1:
Figura 20.1: Baixando novos tipos de hachuras
3. Escolha e baixe os arquivos que desejar e descompacte-os dentro da pasta BIBLIOTECA DE HACHURAS CAD.
Atenção:
Se você mudar o local ou o nome da pasta com as novas hachuras, será necessário repetir todo o processo, uma vez que o AutoCAD perderá o link pré-estabelecido. Por isso, sugiro que salve a pasta inicial em um local definitivo.
20.2 INSTALANDO AS NOVAS HACHURAS NO AUTOCAD
Após salvar os arquivos de hachura em seu computador, acompanhe os seguintes passos para instalar os mesmos no AutoCAD:
1. Com o AutoCAD aberto, digite OP e aperte a tecla Enter.
2. Na janela Options, clique em Files (A) e selecione a opção Support File Search Path (B) conforme indicado na Figura 20.2.
3. Clique em Add (C) para carregar uma nova pasta de hachuras e, em seguida, em Browse (D), acompanhando a sequência apresentada na Figura 20.2:
 Figura 20.2: Carregando novas hachuras na janela Options
4. Selecione a pasta na qual salvou as hachuras e, em seguida, clique em OK conforme Figura 20.3:
Figura 20.3: Selecionando a pasta com os novos tipos de hachura
5.  Confira se a pasta adicionada é realmente a que contem os arquivos de hachura, clique em Apply e, a seguir, em OK, conforme Figura 20.4:
 Figura 20.4: Finalizando a instalação de novas hachuras na janela Options
Pronto! Sua versão do AutoCAD agora lhe oferece uma maior variedade de hachuras como opção para enriquecer seus projetos.
Entre no comando HATCH (H + Enter) e teste as novas hachuras, que estão disponíveis na opção Custom conforme indicado na Figura 20.5. Se alguma hachura não lhe agradar, basta apagá-la da pasta onde os arquivos foram salvos. Para acrescentar ainda nais hachuras, basta salvar os arquivos correspondentes na pasta inicial. Para relembrar como se utiliza o comando HATCH, acesse a Aula 12 e, se persistir alguma dúvida, deixe um comentário no final deste post.
Figura 20.5: Novas hachuras disponíveis na opção Custom do comando HATCH
Se você conhece outros sites com hachuras ou blocos diferentes para arquitetura, por favor, compartilhe na seção de comentários. Se tiver um arquivo já organizado com hachuras diferentes, compartilhe enviando para o e-mail roberta@cursosconstruir.com.br e, assim que receber, disponibilizarei para download no site.construir.arq.br
Para ser notificado quando uma nova videoaula for postada, inscreva-se em meu canal no youtube clicando aqui.
Acompanhe no Vídeo 20 o passo a passo desta aula:

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: