• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 14/02/2012

  • 362 Visualizações

AutoCAD - Básico e Intermediário

AutoCAD Aula 14: Levantando fachadas

unspecified
Fachadas são as vistas externas de uma edificação. Geralmente não são cotadas, pois se presume que as cotas dos cortes sejam suficientes para o entendimento do projeto de arquitetura. No entanto, se determinada fachada apresentar um elemento não contemplado pelos cortes, o mesmo poderá ser cotado a fim de complementar as informações do projeto.
Em uma linguagem popular, a fachada frontal voltada para a via pública é chamada de fachada principal e, as demais, de fachadas laterais e posterior. Podemos também designar a vista externa de uma construção como elevação. A escala da fachada deve acompanhar a da planta, mas a escala mais utilizada é a 1:50, salvo em projetos com normas específicas de apresentação como aquele para aprovação em uma Prefeitura, por exemplo.
No processo de geração de fachadas, alem da planta baixa, é recomendável utilizar os cortes para acelerar o tempo dedicado ao desenho. Observe, nas Figuras 14.1 e 14.2, como “puxar” as alturas do corte facilita a elaboração do desenho. Em alguns casos, podemos aproveitar a própria estrutura e elementos do corte, espelhando o desenho e apagando os itens que não apareceriam na fachada como secções de alvenaria e laje, por exemplo.

Figura 14.1: Processo de geração de fachada frontal de uma residência

Fonte: Campos (2012)

 
Figura 14.2: Processo de geração de fachada lateral de uma residência
Fonte: Campos (2012)

De acordo com Campos (2012), a indicação dos materiais de acabamento na fachada é opcional. No entanto, a fim de facilitar a leitura do projeto e execução da obra, é aconselhável indicar através de setas o tipo de material a ser empregado no revestimento: pintura, textura, cerâmica, dentre outros, como exemplificado na Figura 14.3:

Figura 14.3: Indicação dos materiais de acabamento na fachada frontal
Fonte: Campos (2012)

A NBR 6492:1994 (Representação dos projetos de arquitetura) definiu como devem ser representados alguns materiais como aço, granito, concreto, dentre outros, nas fachadas e também em cortes. Porem, com a popularização do AutoCAD no final da década de 1990 e as diferentes possibilidades de hachuras que foram incorporadas com o passar dos anos, cada desenhista acabou personalizando seu desenho. O traço característico de cada arquiteto, antes identificado no desenho elaborado na prancheta, pode agora ser percebido também naqueles executados no AutoCAD. De uma forma geral, as hachuras são utilizadas de acordo com a Figura 14.4. A hachura de vidro, por exemplo, é também muito utilizada na diagonal (45°).

Figura 14.4: Materiais de acabamentos representados pelas hachuras do AutoCAD
Fonte: Campos (2012)

sk
Campos (2012) também lembra que a espessura do traço é o recurso utilizado para dar noção de profundidade dos planos no elemento representado. Na fachada, as paredes mais próximas ao observador são desenhadas com traço grosso contínuo e as paredes ou partes mais distantes ao observador com traço médio e fino. Também, ao contrário  do corte, na fachada representamos detalhes das portas e janelas com traço fino como pode ser observado na Figura 14.6.
Ainda segundo Campos (2012), é possível e aconselhável o enriquecimento da fachada com a utilização de vegetação, pessoas, veículos, dentre outros, para dar a noção de escala e aproximar da realidade, desde que não impeçam a visualização de elementos de importância da construção, conforme Figuras 14.5 e 14.6. É necessário, porem, ter cuidado para não transformar o desenho arquitetônico em um desenho artístico, abusando da profusão de cores e texturas, o que dificulta a interpretação do projeto. Trata-se, antes de tudo, de um desenho técnico.

 

 

Figura 14.5: Fachada frontal finalizada com vegetação e revestimento de tijolos aparentes
Fonte: Campos (2012)

Figura 14.6: Fachada lateral com detalhes nas esquadrias e enriquecida com vegetação
Fonte: Campos (2012)

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão de tema para as próximas aulas? Compartilhe, postando um comentário que responderei o mais breve possível.Clique aquipara se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

 

Acompanhe no Vídeo 14 a execução da fachada frontal do apartamento modelo:

 

Observação: A porta e as janelas deste vídeo estão disponíveis para download no site www.construir.arq.br > AutoCAD > Arquivos AulasCAD.

REFERÊNCIA

Campos, M.A.S. Aula 08 – Fachadas. Faculdade de Arquitetura da Universidade de Campinas. (Apostila da disciplina ST 103 – Desenho Técnico). Disponível em:   <http://www.ceset.unicamp.br/~marcus/ST%20103/AULA%2008%20FACHADA.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2012.

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: