• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 12/02/2012

  • 341 Visualizações

AutoCAD - Básico e Intermediário

AutoCAD Aula 12: Inserindo hachuras no desenho (HATCH)

Para inserir piso nas áreas molhadas e hachura nas paredes, é importante que o desenho esteja cotado e com os textos já inseridos, para que as hachuras não se sobreponham aos mesmos.
12.1 HACHURAS EM ÁREAS MOLHADAS
Como exemplo, inseriremos piso na planta do banho 02 do apartamento, representado na figura 12.1. Para isso, usaremos o comando HATCH.
Figura 12.1:  Planta do banho 02 sem hachura
1. Mude o layer corrente para ARQ-PISO. Caso não exista em seu desenho atual, crie este layer com a cor 8 conforme Tabela 4.1 da Aula 4.



Figura 12.2:  Definindo ARQ-PISO como layer corrente
2. Desenhe uma linha de piso fechando a porta do banho 02 conforme indicado na Figura 12.1. O ambiente deve ser bem fechado (delimitado), sem nenhum espaço entre as linhas de parede para que os ambientes adjacentes não sejam também hachurados.
3. Digite H + enter.
4. Aparecerá a janela de formatação e edição de hachuras conforme Figura 12.3.
Figura 12.3:  Janela de formatação e edição de hachuras
A) Em Type, selecione User defined – com esta opção, você poderá definir com precisão o tipo (assentamento reto ou diagonal, por exemplo) e dimensões de piso que usará no banheiro. Quando quiser aplicar uma hachura padrão do AutoCAD, selecione predefined e os tipos existentes serão liberados para escolha na linha abaixo (Pattern).
B) Em Angle, digite 0 (zero) se desejar piso reto ou 45 se desejar piso com assentamento diagonal. O AutoCAD aceita qualquer ângulo que você desejar.
C) Selecione a opção Double para pisos quadrados (30x30cm, 45x45cm, 50x50cm, etc), mesmo com assentamento diagonal ou em qualquer outro ângulo. Se esta opção não for marcada, a hachura será constituídas apenas por linhas paralelas.
D) Em Spacing, digite a dimensão do piso. No caso do banho 02, usaremos piso cerâmico de 30x30cm. Como a unidade do desenho do apartamento está em metros, digite .3 (m).
E) Em Draw order, selecione Send to back, a fim de que a hachura não se sobreponha aos outros elementos (peças sanitárias, paredes, textos, etc) no momento da plotagem. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
F) Selecionando Specified origin e clicando em Click to set new origin, é possível marcar o início da paginação do piso. Esta ferramenta é muito importante para os projetos de acabamentos, nos quais as áreas molhadas são ampliadas e a indicação do início da paginação do piso ou revestimento (parede) é fundamental para o profissional assentador. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
G) Clicando na seta, a janela de formatação de hachuras da Figura 12.3 será ampliada com as opções representadas na Figura 12.4. Em Island display style, selecione outer, a fim de que a hachura não invada o interior das peças sanitárias.
H) Clicando em Add Pick Point, a janela será temporariamente fechada para que você marque o espaço a ser hachurado.
Figura 12.4:  Complemento da janela de formatação e edição de hachuras
4. Após clicar em Add Pick Point, clique dentro do banho 02, dentro do box e dentro do espaço formado pela porta e aperte o enter. O AutoCAD marcará o espaço da hachura conforme os limites que o compõem (trecho por trecho). Textos e cotas também serão marcados. Certifique-se que apenas as linhas externas das peças sanitárias ficaram demarcadas pois, caso contrário, a hachura preencherá o espaço interior das mesmas. Veja desenho na Figura 12.5.



Figura 12.5: Demarcação dos espaços pelo comando HATCH
5. A janela voltará a aparecer após você apertar o enter no passo anterior. Clique em Preview para visualizar como ficará a hachura do banho 02.
Figura 12.6:  Indicação do Preview na janela de formatação e edição de hachuras
6. Se a hachura ficou satisfatória, aperte a tecla enter para finalizar o comando. Caso contrário, aperte a tecla esc para voltar à janela de formatação e edição de hachuras.
 Figura 12.7: Visualização da hachura no banho 02 antes da finalização do comando HATCH
7. Conforme pode ser verificado na Figura 12.7, a hachura do piso do banho 02 não invadiu os ambientes adjacentes ou as peças sanitárias. Além disto, a hachura respeitou os limites de textos e cotas. Portanto, como ficou satisfatória, podemos finalizar o comando.
Observação:
Após a finalização do comando HATCH é possível reeditar a hachura como, por exemplo, mudar o assentamento reto para o assentamento diagonal. Para isto, basta clicar sobre uma das linhas da hachura, clicar no botão da direita do mouse e selecionar Hatch Edit no menu suspenso que aparecerá na tela, conforme Figura 12.8.
Figura 12.8: Selecão do comando HATCH EDIT no menu suspenso

Na janela de formatação e edição de cotas que se abrirá, mudar o ângulo de 0 para 45 (em Angle da Figura 12.3) e clicar em OK. A hachura do piso do banho 02 ficará na diagonal conforme Figura 13.9.

Figura 12.9: Piso do banho 02 com assentamento diagonal
12.2 HACHURAS EM ALVENARIA
Como exemplo, inseriremos hachura nas paredes do apartamento.
1. Mude o layer corrente para ARQ-HACHURA. Caso não exista em seu desenho atual, crie este layer com a cor 252 conforme Tabela 4.1 da Aula 4.
2. Na barra de ferramentas dos layers, clique sobre as lâmpadas que os acompanham a fim de torná-los temporariamente invisíveis na área de trabalho. Deixe acesas apenas as lâmpadas dos layers ARQ-ALVENARIA e ARQ-HACHURA, conforme indicado na Figura 12.10. Observe que apenas as paredes ficaram visíveis na área de trabalho (eventualmente também algum item que esteja com o layer ARQ-HACHURA). Este processo facilitará no momento de demarcar as alvenarias com o comando HATCH.
Figura 12.10: Apagando as lâmpadas na barra de ferramentas de layers
3. Digite H + enter.
4. Na janela de formatação e edição de hachuras, siga as instruções da Figura 12.11.
Figura 12.11:  Janela de formatação e edição de hachuras
A) Em Type, selecione User defined.
B) Em Angle, digite 45, pois a hachura de paredes são linhas paralelas inclinadas.
C) NÃO marque a opção Double.
D) Em Spacing, digite a distância média entre as linhas paralelas da hachura: .03.
E) Em Draw order, selecione Send to back. Esta opção não está disponível no AutoCAD 2000.
F) Clique em Add Pick Point e, em seguida, clique dentro de cada trecho de parede, dando ZOOM na tela de trabalho sempre que necessário.
Figura 12.12:  Marcação das paredes com Pick Point

5. Se desejar, use a ferramenta Preview para visualizar a hachura das paredes antes de finalizar o comando.
6. Assim que finalizar o comando HATCH, acione novamente a barra de ferramentas dos layers e desmarque todas as lâmpadas para que os mesmos voltem a ficar visíveis na área de trabalho.

 Figura 12.13:  Paredes finalizadas com hachura

Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos itens  apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários qua responderei assim que possível.

Clique aquipara se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

Acompanhe o passo a passo desta aula no Vídeo 12:

premium

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: