• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 10/02/2012

  • 255 Visualizações

AutoCAD - Básico e Intermediário

AutoCAD Aula 10: Editando textos (DDEDIT)

premium
Antes de prosseguir com esta aula:
  • seu desenho deve ser inserido no arquivo padrão de cotas e textos conforme Aula 9;
  • você deve estudar os comandos COPY, MOVE, ROTATE e MIRROR apresentados na Aula 8.
10.1 PLANTAS: TEXTOS DE AMBIENTES E NÍVEIS
1. A partir do quadro padrão escala 1:50, copie o item TEXTO ÁREAS E AMBIENTES e posicione-o dentro de um ambiente.
 Figura 10.1: Quadro padrão escala 1:50
2. Clique 2x sobre o texto que você copiou no passo anterior. Em versões mais antigas do AutoCAD,  será necessário digitar DDEDIT + enter e clicar 1x sobre o texto.
3. Na janela que se abriu, apague o texto original, digite o nome do ambiente correspondente e clique em OK para fechar a janela.
4. Copie a indicação de nível para plantas e posicione-o abaixo do texto do ambiente do passo 2.
5. Clique 2x sobre o texto do nível (ou DDEDIT + enter), mude o valor conforme indicado na planta do apartamento e clique em OK. Por exemplo, se o  ambiente escolhido foi a sala de estar, o conjunto ficará conforme a Figura 10.2.
Figura 10.2: Conjunto com nomenclatura e indicação do nível da sala de estar
6. Copie o conjunto com o texto do ambiente + nível para os demais ambientes. Se você usar a versão 2000 do AutoCAD, dentro do comando COPY, após selecionar o conjunto a ser copiado e antes de marcar o ponto de referência da origem, digite M + enter, e poderá copiar o mesmo múltiplas vezes acionando o comando uma única vez. Nas versões posteriores do software, esta opção funciona automaticamente.
7. Clique 2x sobre cada texto a ser editado (ou DDEDIT + enter), e atualize os nomes dos ambientes e os valores dos níveis conforme indicado na planta do apartamento. Atenção para os níveis das áreas molhadas, pois tem diferença de 1cm em relação aos demais ambientes para evitar vazão d’água para os mesmos.
10.2 TÍTULOS DE PLANTAS, CORTES, ELEVAÇÕES, DETALHES, ETC.
 
Utilize o texto da Figura 10.3 para os títulos de itens do desenho. Copie o conjunto e posicione-o abaixo de plantas, cortes, elevações, detalhes, etc. e edite conforme a necessidade.
 Figura 10.3: Conjunto usado para títulos de elementos do desenho arquitetônico
10.3 TEXTOS DE CHAMADAS, DIMENSÕES DE PORTAS E JANELAS, ETC
 
Utilize o texto da Figura 10.4 para as chamadas, dimensões de portas e janelas, etc. Copie o texto e posicione-o no local desejado e edite conforme a necessidade.
  Figura 10.4: Modelo de texto usado para chamadas, dimensões de portas e janelas, etc
Observação:
Dependendo da escala utilizada, será necessário ajustar a altura do texto para as dimensões de portas e janelas. Na escala 1:50, por exemplo, o ideal é diminuir o texto para que as dimensões caibam na largura da folha da porta. Para fazer esta adaptação na planta do apartamento, siga os passos:
1. Copie o texto e posicione-o próximo à folha de uma porta conforme Figura 10.5.
   Figura 10.5: Inserindo dimensões de portas

2. Clique 2x sobre o texto (ou DDEDIT + enter), selecione o texto dentro da janela e mude a altura do mesmo de 0.100 para 0.075 conforme indicado na figura 10.6.

Figura 10.6: Janela DDEDIT – formatação de textos
3. Apague o texto original e digite as dimensões da porta: 0.70×2.10.
4. Mova o texto e posicione-o adequadamente em relação à folha da porta, conforme Figura 10.7.
5. Copie o texto com a altura já adaptada para as demais portas e edite as dimensões conforme necessidade. Utilize os comandos ROTATE e MOVE para posicionar adequadamente as mesmas em relação à folha de cada porta.
 Figura 10.7: Portas com dimensões após aplicação dos
comandos COPY, DDEDIT, ROTATE e MOVE
Ficou com alguma dúvida? Trabalha de outra forma com algum dos itens apresentados? Conhece algum “macete” sobre este assunto? Quer sugerir um complemento para esta aula ou um tema para uma próxima aula? Compartilhe conosco abaixo, na seção de comentários que responderei o mais breve possível.
Clique aquipara se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.  

Acompanhe o passo a passo desta aula no Vídeo 10:

sk

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: