• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 09/02/2015

  • 316 Visualizações

AutoCAD - Dúvidas de Alunos

AutoCAD 2015: Como calcular e desenhar inclinação de telhados no AutoCAD? (CURSOS GRATUITOS)

sk

Na videoaula de hoje, ensinarei a calcular e a desenhar inclinação de telhados no AutoCAD 2015 com um método muito rápido e prático. E, de BÔNUS, você ainda poderá baixar gratuitamente um artigo em PDF sobre o assunto.

Nem todos sabem, mas além de AutoCAD e Revit, também ministrei durante anos as disciplinas de Matemática Aplicada à Construção de Edifícios e Desenho Arquitetônico (na prancheta!) em uma faculdade aqui em São Paulo.

Na disciplina de Matemática Aplicada, ensinava, dentre outros temas, a calcular a inclinação de telhados com o objetivo de achar a quantidade de telhas. Percebi, na época, que mais de 50% dos alunos faziam tudo certinho até a penúltima conta… mas justamente no momento de calcular a área de cada água do telhado, muitos usavam a dimensão em planta ao invés da dimensão da “caída” do plano inclinado.

E, por incrível que pareça, mesmo no AutoCAD, é comum o projetista se enganar e calcular a quantidade de telhas a partir das áreas que encontrou na planta de cobertura ao invés de verificar a dimensão do plano inclinado nos cortes.

Pode não ser um grande problema se a inclinação for muito pequena, pois é comum considerarmos 10% de perda no quantitativo, mas, em um telhado com inclinação de 45%, por exemplo, a diferença pode ser gritante.

Já considerando os beirais, imagine, por exemplo, que uma água com largura de 8m em planta terá plano inclinado de 8,77m em um telhado com inclinação de 45%. Supondo que o comprimento da água seja de 12m, a área em planta baixa seria 8×12=96m² e a área do plano inclinado, onde são colocadas as telhas de fato, seria 8.77×12=105.24m². Percebeu a diferença?? Seriam exatamente 9.24m² a mais!!  Ou seja, no caso de um telhado com telha do tipo paulista, que pede 24 telhas por m², seria uma diferença de 221 unidades!!! São muitas telhas!!

Dai a importância de saber também a teoria! Além de saber desenhar, quem trabalha com projetos, precisa ter a mínima noção de cálculos… não é nada de outro mundo!! Não estou falando que você precisa ser um expert em matemática, mas sim ter noções para aplicacar na construção civil!! Cálculo pesado deixaremos para os engenheiros de estruturas!!

Basta aplicar a fórmula da inclinação se estiver desenhando à mão. E, no AutoCAD, desenhar a inclinação de um telhado é mais simples ainda!! Muito fácil com a técnica que ensinarei na videoaula de hoje!

Aproveite também o material teórico preparado pelo arq. José Eduardo Rendeiro, nosso colaborador, com explanações sobre o assunto, incluindo a quantidade média por m² para os principais tipos de telhas!

Desejo, de verdade, que esse material preparado com tanto carinho pela equipe Construir seja útil para sua vida profissional!

Abraços!

Arq. Roberta Vendramini

Videoaula abaixo!!! Bons estudos!! :) Quer aprender mais ainda?? Conheça então meu curso em DVD com CERTIFICADO e Frete Grátis – AutoCAD 2015: Otimizando Projetos de Arquitetura com Blocos Inteligentes!!

Cursos em DVD com CERTIFICADOS com selo da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância: http://www.construir.arq.br/

Link para baixar o arquivo da planta de cobertura: http://www.site.construir.arq.br/index.php?id=Aulas&cat=autocad

Link videoaulas sobre telhados (21, 22 e 23): http://cursos.construir.arq.br/category/autocad/modulo-topicos-avancados/

Ajude a fazer este blog curtindo minha página no Facebook e divulgando entre seus amigos.

Dúvidas de AutoCAD, Revit ou outros softwares gráficos?? Participe de nosso grupo Cursos Construir no Facebook.

E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal no youtube.

Logo construir + ABED transparente

premium

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: