• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 07/11/2012

  • 172 Visualizações

AutoCAD 2013

AutoCAD 2013 Aula 9.8: Comando GRADIENT aplicado à profundidade de projetos de acabamentos

Na Aula 9.7 deste curso de AutoCAD 2013, inserimos pisos e azulejos no projeto do banheiro da Figura 9.8.1:

 Figura 9.8.1: Detalhamento de banheiro no AutoCAD 2013

(clique sobre a imagem para ampliar)


Na aula de hoje, usaremos hachuras sólidas e com nuances de cinza a partir do comando Gradient para dar a sensação de profundidade ao projeto do banheiro. Ching (2011), consagrado autor de vários livros sobre representação gráfica na construção civil, explica que:

 

O amortecimento progressivo de matizes, valores tonais e contrastes ocorre com o distanciamento das figuras em relação ao observador. Objetos vistos bem próximos do primeiro plano ou do nosso campo visual apresentam cores mais saturadas e contrastes bem definidos em valores tonais. À medida que os objetos se afastam, suas cores se tornam mais claras e mais suaves, e seus contrastes tonais são mais difusos. No fundo, vemos principalmente formas com tons acinzentados e matizes pouco saturados.

 

 Figura 9.8.2: Valores tonais em desenhos 
 Fonte: Ching (2011)

Vejamos, então, as particularidades do comando Gradient.

Função 

 

Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com um sólido gradiente, que cria uma transição suave entre uma ou mais cores como, por exemplo, o lago da Figura 9.8.3:

Figura 9.8.3: Exemplo de aplicação do comando Gradient

Fonte: Autodesk (2012)

 


Os preenchimentos de gradientes podem ser aplicados para um matiz (a cor misturada com branco), uma sombra (a cor misturada com preto), ou uma transição suave entre duas cores.

Estão disponíveis gradientes que imitam cores exibidas em um cilindro, uma esfera ou outras formas.

Figura 9.8.4: Tipos de gradientes

Fonte: Autodesk (2012)



Observe as plantas humanizadas de uma residência assobradada nas Figuras 9.8.5 e 9.8.6: em alguns trechos, o gradiente daria melhor a noção de profundidade se tivesse uma tonalidade mais suave. Também a hachura que representa o piso da garagem poderia ser impressa em tons de cinza ou uma espessura mais fina. Desenvolvi este projeto no AutoCAD quando trabalhava como coordenadora no escritório do arquiteto Olegario de Sa e, mesmo com muita experiência, não alcancei uma representação gráfica 100% satisfatória com a aplicação de gradientes.

premium

 Figura 9.8.5: Planta humanizada residencial – pavimento térreo

(clique sobre a imagem para aumentar)

 Figura 9.8.6: Planta humanizada residencial – pavimento superior

(clique sobre a imagem para aumentar)

Acesso

Teclado: GRAD + EnterMenu suspenso (modo clássico): Draw > Gradient

Guia Home > Painel Draw:

Figura 9.8.7: Botão do comando Gradient na Guia Home > Painel Draw

Guia contextual Hatch Creation

 

Se a faixa de opções estiver ativa, a guia contextual Hatch Creation (Criação de hachura) é exibida. Se a faixa de opções estiver desativada (interface clássica, por exemplo) a caixa de diálogo Hachura e Gradiente é exibida.

 Figura 9.8.8: Guia contextual Hatch Creation

(clique sobre a imagem para aumentar)

 



Caixa de diálogo

 

Se a faixa de opções estiver desativada (interface clássica, por exemplo) a caixa de diálogo Hatch and Gradient é exibida, na qual é possível definir os limites, padrão ou propriedades de preenchimento, e outros parâmetros para objetos de hachura e preenchimento.

 Figura 9.8.9: Caixa de diálogo Hatch and Gradient

(clique sobre a imagem para aumentar)

 

 


Videoaula: aplicação do comando Gradient na paginação de acabamentos

Veja na Videoaula 9.8 como aplicar o comando Gradient para dar sensação de profundidade ao projeto do banheiro da Figura 9.8.1.


Ajude a fazer este blog tornando-se um seguidor na aba lateral direita, curtindo nossa nossa página no Facebook e divulgando entre seus amigos! E, se desejar ser notificado sobre a próxima videoaula, inscreva-se em meu canal do youtube.

Você também pode colaborar com a manutenção gratuita deste blog adquirindo um de nossos cursos em DVD na Loja Construir.


REFERÊNCIAS

AUTODESK. Ajuda do AutoCAD 2013 em português (versão Educacional). Autodesk, 2012. Disponível em: <http://students.autodesk.com/?nd=register>. Acesso em: 9 abr. 2012.

CHING, F.D.K. Representação gráfica em arquitetura. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

unspecified

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: