• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 04/08/2012

  • 235 Visualizações

AutoCAD 2013

AutoCAD 2013 Aula 9.5: Comando RECTANGLE e sua aplicação no desenho de vigas e pilares

Com o comando RECTANGLE é possível desenhar retângulos ou quadrados a partir de dimensões aleatórias ou definidas pelo usuário, podendo apresentar cantos retos, chanfrados ou arredondados. É aplicado para desenhar janelas, folhas de portas de abrir e de correr, terrenos, telhados e também para definir armaduras de vigas e pilares como veremos nesta aula.

Função 
 
Cria uma polilinha retangular de acordo com parâmetros do retângulo especificados (comprimento, largura, rotação) e do tipo de cantos (concordância, chanfro ou quadrado).
Figura 9.5.1: Exemplo de aplicação do comando Rectangle
Fonte: Autodesk (2012)
Acesso
Teclado: REC + Enter

Menu suspenso (modo clássico): Draw > Rectangle

Guia Home > Painel Draw:
 Figura 9.5.2: Botão do comando Rectangle na Guia Home > Painel Draw


Armaduras de pilares e vigas

As Figuras a seguir ilustram esquemas e detalhes das armaduras de vigas e pilares:

 Figura 9.5.3: Esquema da armadura de uma viga
Fonte: Miro Júnior (2012)

Figura 9.5.4: Detalhe da dobra do estribo
Fonte: Miro Júnior (2012)

 Figura 9.5.5: Montagem da armadura de uma viga
Fonte: Miro Júnior (2012)

 Figura 9.5.6: Montagem da forma de uma viga
Fonte: Universidade Federal de Alfenas (2012)


Aplicação do comando Rectangle no desenho de armaduras de pilares e vigas

unspecified
Hoje existem diferentes softwares específicos para cálculo estrutural e desenho de estruturas, nos quais há geração automática de detalhes de vigas e pilares. Porém, em projetos mais simples como, por exemplo, de uma residência térrea de pequenas proporções, muitos engenheiros e arquitetos ainda preferem trabalhar com o AutoCAD 2D, visto a grande biblioteca que desenvolveram nas duas últimas décadas.
Entre 1997 e 2002, eu mesma fiz muitos desenhos de estruturas e fundação para engenheiros na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. E, naquela época, eu nem sabia usar o comando XREF ou aplicar viewports. Imaginem que eu escalonava todos os detalhes de estrutura no model space.
Veja nas Figuras 9.5.7 e 9.5.8 um projeto de fundação e de estrutura que desenhei juntamente com minha amiga Liliane Lourenço, há quase 15 anos, para o engenheiro Paulo Queiróz. A folha está no model e não no paper space. Se desejar baixar os arquivos em DWG, clique aqui. Porém, cuidado se for usá-los como modelo, pois os desenhos são antigos, as cotas estão explodidas e todos os detalhes, folhas, margens e selos foram escalonados no AutoCAD R14 (anterior à versão 2000).
Figura 9.5.7: Modelo de projeto de fundação gentilmente cedido pelo Eng. Paulo Queiróz
(clique sobre a imagem para ampliar)
Figura 9.5.8: Modelo de projeto estrutural gentilmente cedido pelo Eng. Paulo Queiróz
(clique sobre a imagem para ampliar) 
Acompanhe na Videoaula 9.5 como aplicar o comando Rectangle para desenhar o detalhe da Viga Baldrame (VB) representada na Figura 9.5.7 e outros detalhes interessantes:

Clique aqui 
para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

REFERÊNCIAS

AUTODESK. Ajuda do AutoCAD 2013 em português (versão Educacional). Autodesk, 2012. Disponível em: <http://students.autodesk.com/?nd=register>. Acesso em: 9 abr. 2012.

MIRO JÚNIOR. Vergalhões. Disponível em: <http://mirojr.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html>. Acesso em: 3 ago. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Laboratório de engenharia. Disponível em: <http://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/node/105>. Acesso em: 3 ago. 2012.

premium

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: