• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 11/05/2012

  • 258 Visualizações

AutoCAD 2013

AutoCAD 2013 Aula 9.2: Comando POLYLINE aplicado ao desenho de um terreno com arcos e peso gráfico de cortes e fachadas

Assim como o comando Line, também com o comando POLYLINE desenhamos paredes, perímetros de construções, muros, janelas, telhados, enfim, muitos dos elementos de nossos projetos.  É possível, ainda, combinar linhas e arcos, formando um único objeto, tal como o terreno da Figura 9.2.1:

Figura 9.2.1: Terreno com arcos (ou curvas)

Outra aplicação simples, mas importante, é a possibilidade de usarmos o comando Polilyne para dar peso gráfico em cortes e fachadas, variando sua espessura. Observe a linha vermelha grossa abaixo do Corte A_A na Figura 9.2.2:

Figura 9.2.2: Peso gráfico em cortes com aplicação do comando Polyline

Vejamos sua operação no AutoCAD 2013, que também vale para versões anteriores.

Função 
Cria uma polilinha 2D, um objeto único que é composto de segmentos de linha e arco. Uma polilinha 2D é uma seqüência conectada de segmentos criados como um objeto de plano único. Você pode criar segmentos de reta, segmentos de arco ou uma combinação dos dois.
Figura 9.2.3: Aplicação do comando Polyline
Fonte: Autodesk (2012)
Acesso
Teclado: PL + Enter

Menu suspenso (modo clássico): Draw > Polyline

Guia Home > Painel Draw:
Figura 9.2.3: Botão do comando Polyline na Guia Home > Painel Draw

Assista à Videoaula 9.2 e confira como operar o comando Polyline e sua aplicação no desenho do terreno com arcos da Figura 9.2.1 e como usá-lo para dar peso gráfico a cortes e fachadas.

REFERÊNCIAS 

AUTODESK. Ajuda do AutoCAD 2013 em português (versão Educacional). Autodesk, 2012. Disponível em: <http://students.autodesk.com/?nd=register>. Acesso em: 9 abr. 2012.

unspecified

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: